Seja bem-vindo ao MBA da Sentido Único!
Abaixo você encontra todas as Informações referentes a este curso!
O Melhor MBA em Gestão Estratégica de Pessoas é na Sentido Único!
Será uma honra tê-lo como nosso aluno!
Fomentar o desenvolvimento intelectual do dicente dentro da área proposta no título do curso, auxiliada por uma excelente estrutura e os mais renomados Mestres e Doutores, fazendo o dicente desenvolver-se dentro da especialização proposta.
Toda e qualquer pessoa que disponha de Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC.
Diploma de Nível Superior Reconhecido pelo MEC e no ato da inscrição apresentar cópia do diploma e histórico escolar autenticado e copia simples do RG e comprovante de residencia.
1) ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS – 40h/a
EMENTA: Fundamentos da análise econômica: oferta demanda, equilíbrio de mercado,
elasticidade-preço e elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço da oferta.
Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB, inflação e índices de preço, poupança
e investimento, crescimento e flutuações cíclicas. Economia monetária: conceitos de
moeda e a atuação do banco Central. Balança de pagamentos. Balança comercial,
conta de capital e regimes cambiais. Modelos de conjuntura e crescimento. Os
mercados competitivos e não competitivos, regulação de mercado, grupos econômicos,
atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.
2) COMPETÊNCIAS E PERFORMANCE PROFISSIONAL – 40h/a
EMENTA: Desempenho e potencial: uma diferenciação necessária. Alinhamento do
desempenho humano ao organizacional. Modelos de gestão de desempenho. Gestão
do desempenho: modelos, ferramenta BSC, sistemas integrados e métodos de
avaliação. Abordagem interpessoal das limitações. Preparação dos gestores de
desempenho.
3) CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL – 40h/a
EMENTA: O clima e a cultura organizacional. Diagnósticos. Como gerenciar o clima e a
cultura de uma organização. O exercício do poder como expressão cultural. Tipos de
comprometimento. Como mudar uma organização. A mudança organizacional e a
mudança da estrutura e da estratégia organizacional. Fases de um processo de
mudança e o impacto na cultura organizacional. Implicações para a gestão de RH.
4) EMPREGABILIDADE E CARREIRA PROFISSIONAL – 40h/a
EMENTA: Planejar e preparar estratégias em busca da inserção no mercado de
trabalho. Construção e administração da carreira profissional: carreiras em
transformação. Estágios da carreira. Fatores de sucesso e fracasso profissional.
Empregabilidade e o mundo moderno.
5) ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES – 20h/a
EMENTA: Histórico e definições. Teoria e Prática da Ética e Responsabilidade Social. A
ética dentro das empresas. Construindo uma empresa ética. Origens e definição de
desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo
contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. A evolução da
responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania
corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico.
6) GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – 40h/a
EMENTA: Conhecimento: aspectos teóricos e práticos. Conhecimento como fonte de
inovação e vantagem competitiva. Teoria da criação do conhecimento. Gestão do
conhecimento e gestão por competências. Gestão do capital intelectual e a mensuração
de ativos intangíveis.
7) LEGISLAÇÃO TRABALHISTA – 40h/a
EMENTA: Responsabilidade Trabalhista e Previdenciária da Empresa. O Novo nas
Relações Individuais de Trabalho (ex. Remuneração variável; Participação nos lucros e
resultados; Banco de Horas; Registros eletrônicos; etc.). Assédio Moral no Trabalho.
Terceirização: como evitar riscos e outros problemas legais. Ações Preventivas e
Administração do Passivo Trabalhista. Futuro das Questões Trabalhistas.
8) LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – 40h/a
EMENTA: Organizações segundo Mintzberg. Organizações segundo Handy.
Organizações segundo Morgan. Os gerentes e os papéis gerenciais: habilidades,
competências e atribuições. Fundamentos da liderança: estilos, autoridade, poder e
delegação. Gerenciamento do trabalho em equipe. Comunicação interpessoal e
organizacional. Relações interpessoais. Motivação pessoal e profissional. Situações de
conflitos. Resolução e gerenciamento de conflitos. Conceitos e definições de
negociação. Estilos de negociadores. Etapas e técnicas para a negociação.
Administração do tempo e reuniões eficazes no trabalho. Processo decisório nas
organizações: ferramentas de apoio à tomada de decisão. Mudança organizacional.
Resistência às mudanças.
9) METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – 20h/a
EMENTA: Delimitando o tema. Identificando o problema. Estabelecendo as hipóteses.
Identificando o objetivo geral. Definindo os objetivos específicos. A Fundamentação
Teórica. Normas de padronização de trabalhos acadêmicos. O trabalho científico.
Organização do trabalho científico. Redação de um texto científico. Editoração do
trabalho científico. Metodologia de pesquisa.
10) PENSAMENTO ESTRATÉGICO – 20h/a
EMENTA: As escolas de pensamento e o Safári de Estratégia de Mintzberg. Evolução
da gestão estratégic a do planejamento financeiro à gestão estratégica. O propósito da
organização. Definição ampliada do negócio Visão, Missão, Princípios e Valores. O
processo de formulação estratégica. Análise ambiental externa e interna. Diagnóstico.
Avaliação. Prontidão. Tendências. Descontinuidades. Turbulências. Ferramentas para
análise ambiental externa Matriz SWOT. Ferramentas para análise ambiental interna.
Análise estrutural da indústria. Competências essenciais. Análise de portfólio Matriz
BCG. Matriz de atratividade. Segmentação e posicionamento. Direcionamento
estratégico. Estratégias genéricas custo. Diferenciação. Foco. Diversificação.
Concentração. Penetração Produto x Mercado. Balanced Scorecard. Tecnologia e
inovação. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo. Organização para a
inovação. Pensamento Sistêmico.
11) PESQUISA, REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC – 60h/a
EMENTA: Colocar em execução um projeto de pesquisa. Coletar e analisar os dados
respectivos. Redigir e revisar o trabalho final. Submeter o trabalho à banca avaliadora.
Promover os ajustes finais indicados pela banca.
12) PROVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS – 20h/a
EMENTA: Identificação e Retenção de Talentos. Modelos para retenção do
conhecimento organizacional. Escalas do processo sucessório estruturado. Cultura
organizacional X planejamento de sucessão. Governança dos processos sucessórios.
Modelos de desenvolvimento para sucessão. Abordagem dos métodos de recrutamento
e seleção, discutindo-os como práticas estratégicas na Captação e na Retenção de
Pessoas. Análise das implicações desses métodos nas políticas de Gestão de Pessoas
nas Organizações. Recrutamento – externo e interno. O capital social e as redes sociais
como fonte de recrutamento e seleção. Discussão do papel do profissional de Recursos
Humanos na Captação e na Retenção de Pessoas (aspectos técnicos e éticos).
Técnicas de Entrevista de Seleção e Seleção por Competências, avaliação de potencial,
avaliação psicológica, prova prática, prova técnica, prova de conhecimentos. Avaliação
360º e o recrutamento interno. Aspectos subjetivos nos processos de seleção.
Devolução ao candidato e ao responsável pela vaga. Outros procedimentos de
recrutamento e seleção: contratação de Pessoas com Deficiência (PCD), contratação de
estrangeiros, contratação de servidores públicos. Parecer sobre o candidato avaliado.
Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-
los na organização.